sábado, 5 de maio de 2012

Agregando Conhecimentos - Ciclo PDCA

                                     METODOLOGIA PDCA

Método é uma palavra de origem grega formada pela composição das palavras META e HODOS. META significa “além de”. HODOS significa “caminho”. Método portanto significa “caminho para se chegar além”.

Como gerenciar para se chegar a um ponto de custos mais baixos, ou qualidade
superior ou ainda melhor prazo de entrega ? Existe um “caminho”, que todos na
empresa devem conhecer e praticar, que é a metodologia PDCA.

Proposta pelo Prof. Willian Edward Deming e inicialmente reconhecido como ciclo de Deming, esta metodologia é utilizada para auxiliar no gerenciamento de processos – rotina e melhorias.

Esta metodologia fica melhor representada no tradicional desenho esquemático do ciclo PDCA (veja foto).
O esquema mostra as quatro etapas básicas do ciclo PDCA:
·       P (Plan) – Planejar: estabelecimento de plano com a definição de objetivos, metas, estratégias e recursos.
·       D (Do) – Desenvolver / executar: preparação (educação e treinamento) das pessoas para execução de tarefas conforme previsto no plano e execução das mesmas, registrando-se dados que permitam o controle do processo.
·       C (Check) – Checar / verificar: verificação dos resultados da tarefa executada, comparando-os com o planejado.
·       A (Action) – Agir para corrigir ou melhorar ou prevenir: definição de ações para corrigir desvios detectados, eliminando definitivamente as causas fundamentais e revisando procedimentos; ou agir no sentido de melhorias, estabelecendo novas diretrizes.

Todos na empresa ( diretores, gerentes, técnicos e operadores ) devem utilizar o ciclo PDCA para correção, prevenção ou melhoria. Obviamente, os operadores o utilizam mais intensamente com o enfoque na manutenção e melhoria. À medida que se sobe na hierarquia utiliza-se mais o ciclo PDCA nas melhorias e desenvolvimento. Isto significa que a grande função das chefias é estabelecer novos níveis de controle que garantam a sobrevivência da empresa. É estabelecer novas diretrizes de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário