quinta-feira, 17 de maio de 2012

Riscos Ambientais nas atividades de limpeza

Inocentes atividades como limpeza que todo mundo está acostumado a realizar em casa trazem uma série de riscos associados e invisíveis para maioria das pessoas. O próprio trabalhador não consegue enxergar estes riscos, pois o costume de realizar a atividade automatiza os processos de trabalho e banaliza os riscos.
O primeiro risco que ninguém nota é quando utiliza produtos de limpeza. Os produtos domésticos aqueles que são comprados em supermercados geralmente são inofensivos porém sempre vem na embalagem a orientação do fabricante quanto a riscos de queimadura da pele, contato com os olhos etc... e quando há exigência de equipamento para proteção individual também existe orientação na embalagem. aqueles produtos para uso industrial, de condomínios e que devem ser diluídos são os mais perigosos pois o uso de EPI (luvas, avental impermeável, mascara, óculos e calçado impermeável) é indicado em quase 100% dos casos. Quando o produto tem boa procedência estas orientações também vem no rotulo e há uma ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ de materiais de limpeza). Quando o produto é feito em fundo de quintal então não há nem a informação das concentrações e produtos quimicos que formam o produto de limpeza.
O segundo e que ocasiona acidentes inclusive domésticos são os pisos úmidos e escorreg
adios, a falta de sinalização dos mesmos causa quedas com lesões que variam de leves a muito graves.
Em terceiro as quedas de altura, em função da altura ser muitas vezes pequena a preocupação com esse risco não é levada a sério. Já vi casos de uma pessoa colocar um banco em cima de uma mesa para trocar uma lâmpada. Muitas destas práticas não dão esta
bilidade nenhuma a quem sobe potencializando o risco de queda. E lembre-se, uma pessoa de 1,70m a uma altura de um metro está com sua cabeça a aproximadamente 2,5m de altura.Em quarto são os riscos de projeção de partículas de pó e detritos contra os olhos, este problema é facilmente resolvido com o uso de óculos de proteção, mas afinal quem usa óculos de proteção para essas finalidades.
E por ultimo o risco que é o único que todo mundo enx
erga que é o da limpeza de banheiros e retirada de lixo, todo mundo sabe que tem micróbios e bactérias ali, embora nem todo mundo use luva para realizar essa atividade, quase todos lavam as mãos quando a terminam.Com um pouco de atenção bom senso e conhecimento dos riscos é possível realizar atividades de limpeza com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário