terça-feira, 1 de maio de 2012

EPC: o anjo da guarda do trabalhador.


Embora não sejam tão badalados quanto os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de vários trabalhadores em uma atividade especifica.
Alguns EPCs conseguem proteger um trabalhador de um risco de acidente ou doença do trabalho mesmo que ele tenha algum momento de distração. Também podem ser utilizados combinados com o uso de EPIs. Os mais comuns são:
1- Enclausuramento acústico de fontes de ruído: este tipo de proteção procura colocar a fonte de ruído em local com isolamento acústico em que ou só o operador fica exposto aos ruídos gerados ou nenhum deles fique exposto ao ruído. Este tipo de proteção pode não ser o suficiente para  atenuar todo o ruído gerado acima de 80dB(A), neste caso será preciso utilizar protetor auricular em suas proximidades. Quando a atenuação consegue fazer com que ruído propagado seja menor que 80dB(A), esse tipo de  EPC acaba com a necessidade de uso de EPI no local
2- Ventilação e exaustão dos locais de trabalho: essa medida serve para baixar concentrações de produtos químicos no local a níveis salubres ou em concentrações em que os EPIs sejam suficientes para a proteção do trabalhador
3- Proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos (conforme NR 11): essas proteções visam fazer com que o trabalhador não tenha acesso às movimentações de engrenagens, correia, polias e qualquer outra parte que se movimente da máquina e que possa causar acidentes.
4- Cabines de segurança biológica, capelas químicas e cabines para manipulação de radioisótopos: fazem com que o risco fique confinado em um recinto, reduzindo sua exposição apenas aos trabalhadores habilitados e treinados para trabalhar nestas condições especificas de riscos ambientais.
5- Estruturas de ancoragem: próprias para fixação de cinto de segurança tipo paraquedista em atividades em altura. São dimensionadas para que, em caso de acidente, o trabalhador fique preso ao cinto a espera de socorro, eliminando quedas de grandes alturas, muitas vezes fatais.
Este tipo de proteção proporciona segurança mais efetiva aos trabalhadores e é um investimento que se paga ao longo do tempo.

Fonte: Blog do Trabalho
Por Giovani Savi - Editor do Blog Segurança do Trabalho no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário