quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher 2012. Empoderamento da mulher rural e eliminação da pobreza e da fome.

Dia Internacional da Mulher




O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de Março.
A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
A data serve ainda para recordar as conquistas das mulheres  e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico é outro dos objetivos do Dia Internacional da Mulher.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
GENEBRA (Notícias da OIT) - As mulheres constituem cerca de 43 por cento da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento e mais de 70 por cento da força de trabalho em algumas economias baseadas fundamentalmente na agricultura. Além de trabalhar como agricultoras, trabalhadoras assalariadas e empresárias, as mulheres rurais também assumem, de maneira desproporcional, a responsabilidade do cuidado das crianças e dos idosos. Pelas múltiplas funções que realizam, desempenham um papel fundamental em prol do desenvolvimento rural, diz o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, em mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
O tema escolhido pela OIT para este ano é “Empoderar a Mulher Rural e Eliminar a Pobreza e a Fome” . A mensagem ressalta que “as mulheres rurais percebem uma remuneração inferior à dos homens e frequentemente ficam para trás no acesso à educação, na formação, na tecnologia e na mobilidade”. Mesmo assim, levando em conta o tempo que dedicam ao trabalho remunerado e ao não remunerado, suas jornadas de trabalho são maiores do que as dos homens. Grande parte do trabalho que realizam continua sem reconhecimento, porque não é pago e se circunscreve ao âmbito doméstico.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Escritório da OIT no Brasil preparou uma série de documentos relativos ao tema. Nos links abaixo, temos acesso a uma entrevista de Jane Hodges, Diretora do Escritório de Gênero da OIT, à mensagem de Juan Somavia, informações sobre a situação das mulheres que exercem atividades no meio rural e a um índice de publicações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho do Escritório da OIT no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário