quinta-feira, 1 de março de 2012

Idéias para acidente-zero.

IDÉIAS PARA ACIDENTE-ZERO



 6976163gg1
ACIDENTE-ZERO
O papel principal do profissional de segurança é ajudar uma organização mover-se na direção de um ambiente de zero-acidente. Ao fazer uma transição do papel de um especialista técnico para um versátil agente de mudança nós podemos nos tornar parte de uma trajetória que nos orientará a nós próprios vislumbrar uma visão a mais ampla possível sobre as causas e influências em segurança no trabalho.
Este artigo constitui o próximo passo no foco do que significa o coração da atividade de um profissional de segurança em uma organização: configurar e manter a melhoria de mecanismos em constante movimento.
O artigo abaixo, traduzido do OHS on line, é a 3a. Parte de um artigo sobre como se conseguir verdadeiramente uma cultura de zero-acidente nas empresas. Nos posts anteriores, foram abordados ideias para acidente-zero enfocando a necessidade de se mudar o foco do acidente para a exposição, com ênfase no risco. Neste artigo, o autor descreve aspectos de como é o verdadeiro compromisso do profissional com uma cultura que depende do envolvimento e da liderança. É um excelente texto para os profissionais do SESMT (NR-4).

O PAPEL EMERGENTE DO PROFISSIONAL EM SEGURANÇADonald R. Groover, CIH, CSP, Jim Spigener
A experiência com a realidade dos negócios afeta o trabalho do profissional de segurança em muitos aspectos importantes, não apenas a respeito do que pode ser priorizado, entre recursos, lucro e gerenciamento de risco. À medida que nós nos aproximamos de novos sistemas e recursos nós avançamos a profissão de uma forma que as ações em segurança vão se tornando não apenas relevantes, mas essenciais para a organização.
COMO O MÉTODO É IMPORTANTE
Tornar-se um agente de mudanças significa que nós desenvolvemos uma visão ampla em segurança e suas causas. Nós damos um passo à frente quando utilizamos um foco nos aspectos técnicos que nos ajude a formular um exemplo do que é o papel da segurança na organização além da mera conformidade.
Portanto, a questão é: como este papel se manifesta nas práticas atuais de gerenciamento de sistemas de mudança?
Enquanto nosso pensamento como agente de mudanças vai se tornando mais amplo, nossa prática em segurança no nível da implementação se torna mais preciso. Aumentar a complexidade organizacional significa implementar esforços para encarar aumento de riscos para erros, e, caso haja falhas, aumenta o potencial para enfraquecer a formação de uma cultura de segurança objetiva.
crab-trap1
ARMADILHAS

É importante que nós possamos entender e evitar aquelas armadilhas associadas a mudança em sistemas, que são basicamente:
Envolver-se diretamente em ações de disciplina ou em processos de punição para infrações a procedimentos e regras;nós não podemos permitir que sejamos vistos como policiais de segurança ou que renunciamos à nossa responsabilidade.
Defender ou implementar programas porque “todo mundo está fazendo”;nós não podemos permitir que nossa reputação ou a segurança dos empregados estejam associados a programas que nós não estamos convencidos de sua efetividade ou de que não estejam alinhados às necessidades de nossa organização, valores e objetivos;
Ficar tão focado na parte técnica que acabamos transmitindo para os subordinados pacotes de soluções sem consideração com a cultura e confiabilidade do nosso sistema.
Nós não pdemos permitir que recursos sejam dissipados em soluções que não batem com a nossa realidade e limitações de nossa organização. Para sermos efetivos e permanecermos relevantes, o profissional de segurança precisa olhar seu papel como de uma liderança, mais do que de um gerente. Além disso, a fim de identificar ferramentas e sistemas que sejam efetivos, nós temos que considerar quão bem sucedidas sejam as soluções propostas para a visão, recursos e configuração de nossa organização. Ou seja, temos que não apenas considerar qual o sistema mais adequado, mas principalmente como ele pode nos ajudar a atingir nossos objetivos. Esta mentalidade é que nos guiará como nós podemos identificar, implementar e gerenciar nosso sistema de segurança.
change2
GERENCIAMENTO DE UMA EFETIVA MUDANÇA:
OS CINCO (5) ELEMENTOS ESSENCIAIS
Como agentes de mudanças, o novo profissionai de segurança precisa conhecer o foco (redução da exposição), entender comportamentos e a cultura. Essas competências constituem o ponto de partida para criar mudança. O trabalho para implementar e gerenciar esforços para mudanças requer algumas considerações táticas adicionais. Em nossa experiência, o profissional de segurança que deseja liderar precisar prestar atenção a 5 áreas chaves: o estado atual da organização, a visão para os esforços de mudanças, a estratégia de implementação, os recursos disponíveis e a manutenção do foco da organização na segurança.
1. AVALIANDO A SITUAÇÃO ATUAL
A fim de que um novo sistema de segurança possa ser bem sucedido, existem não apenas as necessidades de aceitação para uma nova forma de fazer as coisas, mas tambem deve haver um alinhamento entre comportamentos, programas e sistemas através de toda a organização. A criação desse alinhamento requer que o profissional de segurança desenvolva uma clara visão do cenário que se está buscando. É necessário desenvolver um entendimento claro de alguns pontos chaves, incluindo:
Quais as crenças e valores que estão determinando como as coisas estão sendo feitas na organização?
-Como será que essas crenças e valores irão ajudar ou atrapalhar uma nova iniciativa?
Quais os valores desejados pela organização em termos de comportamento?
-Por exemplo, um valor desejado de “ser um local de trabalho que não aceita acidentes”, poderia ser colocado em termos comportamentais da seguinte forma: “nós estamos rigorosamente procurando localizar exposições e suas causas potenciais de acidentes”.
A capacidade dos líderes com quem interagimos e dependemos para implementação de nossos programas, processos e sistemas.
-De que nós dependemos e o que será necessário para desenvolver incentivos?
Nossas próprias capacidades e habiildades e como nós somos vistos pela organização.
-Como nós estamos nos conduzindo? Como será que estamos desenvolvendo nossas próprias capacidades e da nossa equipe e como nós poderíamos fazer melhor?
2. VISÃO ARTICULADA
O novo profissional de segurança precisar nivelar os processos e programas estabelecidos com a visão e os valores da organização. Isto é fundamental. Sem uma ligação clara com os objetivos e necessidades organizacionais, as mudanças vão sair pela tangente. Nós temos que estar capacitados a defender porque as mudanças no sistema que nós estamos buscando faz sentido e como isto irá ajudar a organização como um todo.
3. DESENVOLVENDO UMA ESTRATÉGIA PARA
UMA IMPLEMENTAÇÃO COMPLETA
Estratégia de implementação é onde nós vamos assegurar que a solução faz sentido para as necessidades da organização, seus objetivos e valores. Além das etapas básicas necessárias para implementar um sistema de mudanças (por exemplo, introdução, treinamento inicial, primeira fase, etc.) uma estratégia de implementação para ser efetiva precisar incluir elementos para avaliação, como por exemplo:
Os pontos fortes e desafios identificados através da avaliação do estado atual.
-Por exemplo, se nós verificamos que a organização se sente bem como uma supervisão forte, nossa estratégia de implementação pode alavancar essa carateristica criando um papel para a equipe de supervisão durante o planejamento ou durante a implementação do novo sistema.
A necessidade de desenvolver características culturais que irão dar suporte à iniciativa.
- Basicamente, o sucesso da implementação irá depender do engajamento de indivíduos através da organização. Nossa estratégia precisa incluir atividades que forneçam suporte ou que estimule caracteristicas culturais que encorajam o engajamento, como mudanças na equipe de liderança, credibilidade gerencial ou percepções de que há um suporte da organização.
4. AJUSTANDO RECURSOS COM OBJETIVOS
    - O profissional de segurança necessita ser pragmático e mesmo proativo em verificar o ajustamento entre os objetivos que necessitam ser atingidos com os recursos disponíveis. Isto requer, primeiro, clareza nos objetivos que tem de ser alcançados e segundo, ter em mente quais os recursos que são necessários para atingir esses objetivos. Estabelecer objetivos amplos sem recursos suficientes , só ocasionará o desperdício desses recursos além de transmitir uma mensagem aos empregados de que a organização está apenas parcialmente envolvida com segurança.
5. MANTENDO UM SENSO DE VULNERABILIDADE

- Conseguir visibilidade para o nosso projeto não é difícil quando existe uma clara demanda para mudança (por exemplo, índices elevados de acidentes, um acidente fatal, uma nova legislação, uma ameaça de se generalizar uma doença, ou mesmo descobrir que agente não é tão bom assim como pensávamos.). O verdadeiro desafio para os profissonais de segurança é manter um senso de vulnerabilidade mesmo quando indicadores passados digam que a organização vai bem. Deixado à própria sorte, muitas mudanças começam a decair, tão cedo como em apenas 1 ano, pela ausência de visibilidade e entusiasmo sobre os progressos. Em grande parte isto é devido ao fato de que os indicadores do passado nos levam a uma zona de conforto, criando deslizes em relação a atividades críticas.
- Lideranças precisam entender que a manutenção da exelência em segurança requer constante e sustentado foco em fazer as coisas certas dentro de um alto padrão. Profissionais de segurança precisar tem a habilidade para ajudar a organização olhar com profundidade dentro do sistema de segurança e detectar reduções em quantidade ou qualidade dos esforços antes que eles provoquem danos nesse novo sistema.
- A manutenção de demandas para mudança vai estar baseada fortemente na competência de um agente de mudança e irá requerer que o profissional de segurança desenvolva suas próprias habilidades de liderança.
- De forma imediata, o profissional de segurança pode manter foco na segurança entendendo o ritmo de mudança que a organização pode absorver. Esse entendimento indicará os marcos e parâmetros que devem ser postos em prática e o momento mais apropridado.
- Como profissionais de segurança nós precisamos empreender todo o esforço em alcançar as etapas que permitam a organização verificar ganhos a intervalos regulares e como as pessoas podem ver o horizonte próximo.
O QUE VEM A SEGUIR?
As próximas décadas serão tempos de desafio para os profissionais de segurança e potencialmente um tempo perdido para aqueles que não conseguirem acompanhar as mudanças na realidade dos negócios. O profissional de segurança que adaptar uma orientação estratégica para segurança passo a passo com uma rigorosa atenção nas táticas de melhorar mecanismos, poderá criar uma carreira gratificante. Construindo uma efetiva e sustentável performance em segurança irá posicionar este profissional em conseguir um efeito mais profundo na eficácia e sustentabilidade da organização como um todo.


fonte: NRFACIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário